quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Post 3: Sobre incoerência, ironia e volúpia.

Falta de coerência é, de fato, inerente à condição humana. Ser coerente com suas próprias ideologias (mesmo as que você mais defende) é de tão elevado grau de impossibilidade que chega a ser melhor não acreditar em nenhuma. Somos ilógicos no amor, nas atitudes e nas vontades, mas buscamos no outro a perfeição, sempre (ou então buscamos alguém parecido com a nossa mãe/pai... mas isso é outra história).

Espaço mais controverso para discussão do que o religioso não existe. E quando a discussão começa, uma meia dúzia se esquiva de qualquer comentário, “não gosto de discutir sobre isso (religião)”. Fala sério, quantas pessoas você não conhece que são religiosas-até-morrer e no dia-a-dia são cretinas? Falta de coerência com o que é pregado? Também acho!

Antes que me acusem de ateísmo: não defender nenhuma doutrina religiosa, e por conseqüência, não praticá-las, não significa que não exista respeito da minha parte sobre o que concerne ao religioso. Pelo contrário, respeito suficientemente para não concordar e não seguir nada em particular: não me fincando em lugar nenhuma, meus compromissos como pessoa e com a minha individualidade estão livres e longes de qualquer cara-feia.

Em relação ao amor, já desisti desse aí. Só pra exemplificar a incoerência no âmbito dos sentimentos: você morre de amor por alguém, e morre aos poucos... você sofre, e machuca... mas seu sofrimento dura uma semana (quando outra pessoa aparece na sua vida e seu foco de sofrimento muda – com o mesmo prazo de validade).

Não se prender a nenhuma revolução social-religiosa-política dogmática demais, pode ser a solução para os problemas sociais-religiosos-políticos.

*

Ironias são uma das melhores coisas do mundo... se você souber ser irônico. Aliás, ironia é característica nata.

*

Acho "volúpia" uma palavra muito interessante. Tentei usá-la agora, mas não achei onde ela pudesse fazer sentido. Vontade registrada.

p.s: Póvoa divulgando textos poéticos aqui? tá pensando o que? que o blog é trampolim pra ABL?